Brice Marden

Brice Marden – por Márcia Cymbalista.

 

Brice Marden nasceu em Nova York, EUA, em 1938. Entre 1958 e 1961 estudou na Escola de Belas Artes e Artes Aplicadas de Boston. Graduou-se em 1963 na Escola de Arte e Arquitetura da Universidade de Yale. Foi assistente de Rauschenberg por quatro anos, a partir de 1966. Atualmente mora em Nova Iorque onde tem um de seus ateliês. Também trabalha parte do tempo em seus estúdios de Hydra, Grécia e Eagles Mere, Pensilvânia.

 

Sua obra em pintura sempre foi acompanhada de uma sólida produção gráfica, que se em alguns casos serve como estudo para o desenvolvimento de idéias, em grande parte é tratada como obra autônoma ou, em suas palavras, “obra acabada”. Para ele “o desenho é uma experiência completa em si”.

 

O artista sofreu a influência de pintores como Jackson Pollock e Jasper Johns bem como da cultura oriental. Em seus desenhos usa o método da caligrafia chinesa para traduzir elementos naturais como pedras, o padrão presente nas conchas ou o movimento das folhas. Muitos de seus trabalhos são feitos ao ar livre, em contato direto com a paisagem, em uma síntese que tende à abstração.

 

Depois de experimentações com carvão e grafite, usou muito as canetas tinteiro que, por serem portáteis, possibilitaram mobilidade a seu trabalho.

 

A partir de 1973 passou a usar gravetos ou pedaços de bambu de diversas espessuras e tamanhos, que coleciona em passeios e viagens, molhados em nanquim. Estes bambus, galhos e ramos de árvores são como extensões de seu próprio corpo. A linha por eles produzida passa por muitas alterações, já que o material, sujeito a acidentes, apresenta um limite para o controle do artista. Os desenhos que surgem deste processo, além de movimento e expressão, possuem grande sensualidade.

 

Bibliografia:

GARRELS, Gary. Plane Image – A Brice Marden Retrospective. New York: The Museum of Modern Art, 2006.

LEE, Janie C. Brice Marden Drawings. New York: Harry N. Abrams, Inc, 1999.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s