X – O desenho no século de XIX.

Refletir sobre o desenho no decorrer do século XIX é uma atividade complexa que apresenta um leque amplo de possibilidades para estudo.

Na Europa, o século XIX inaugura um período de novas condições artísticas e culturais que caracterizam o início da arte moderna.

Os artistas assumem uma atitude crítica em relação às convenções artísticas e aos temas oficiais impostos pelas academias de arte que conferiam à pintura histórica o topo na hierarquia das temáticas pictóricas.

Os desenhos, nesse período, caracterizam-se, sobretudo, por se tratarem dos temas da vida moderna. São exemplos os desenhos de Edgar Degas, Henri de Toulouse-lautrec, Paul Cézanne e Vicent Van Gogh.

A industrialização em curso e as novas tecnologias colocam em crise o artesanato, fazendo do artista um intelectual apartado da produção. “Com a industrialização, esse sistema entra em crise”, afirma o historiador italiano Giulio Carlo Argan, “e a arte moderna é a própria história dessa crise.”

Na Inglaterra, nesse período, o crítico John Ruskim e Willian Morris (pintor, escritor, polemista e propagandista) o idealizador do movimento Arts &Crafts, propõem a revalorização do fazer manual em oposição à produção da máquina. No século XIX desenvolve-se o desenho industrial, que cria uma série de tipologias e um novo repertório de formas. Morris vislumbra no design uma forma de unir arte e indústria.

O desenho no século XIX, período de inauguração da arte moderna, recebe mais destaque como expressão artística. Passa a ser visto não apenas como uma prática dentro ensino acadêmico, mas também, como um forte meio de expressão.

BIBLIOGRAFIA

ARGAN, Giulio Carlo – Arte moderna/ Do Iluminismo aos movimentos contemporâneos – Companhia das Letras; São Paulo; 2004.

http://novo.itaucultural.org.br/conheca/enciclopedia/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s