O uso do carvão em diferentes escolas

Em razão da facilidade que temos de apagar os traços feitos a carvão, ele sempre esteve nas mãos dos aprendizes. Cennino Cennini aconselhava: “use primeiro o seu carvão cortado como um estilete muito fino, como se fosse uma pena.” E assim se procedia sempre que se tratava de esboçar uma miniatura ou uma composição realizada a pena, a pedras ou para lançar sobre o muro as grandes linhas do afresco.
Mas em todos esses casos, ele aderia muito mal às superfícies, sendo usado como uma poeira efêmera, até o século XV, quando os fixadores começaram a ser desenvolvidos. Em função dos desenhos preparatórios para a pintura, que no Renascimento começam a ter um tratamento mais tonal, os materiais para elaboração do claro-escuro passam a ser privilegiados no desenho.
A partir do século XVI, o uso do carvão se expande porque é o procedimento mais adequado ao temperamento dos artistas que tratam o desenho de figuras movimentadas, sustentando grandes arcos de passagens de luz e sombra. Também por isso, ele começa a ser combinado com outras pedras de desenho e com o pincel. Restam ainda desse tempo, estudos de Ticiano e Tintoretto que corroboram esses procedimentos.
O carvão e todas as possíveis combinações que com ele se fazem também tiram partido dos grãos específicos dos papéis, tanto no sentido de criar contrastes com as texturas rugosas quanto com o uso de papéis delicados, acetinados, no estabelecimento de levezas e transparências no desenho.
Fora da Itália, ele aparece nesse mesmo período, por exemplo, nos retratos de Dürer e nos estudos de Grünewald. Em outros países, como a França, o carvão foi pouco utilizado até o século XIX, quando se torna um material fundamental, como se pode ver nos trabalhos de artistas como Corot, Millet, Delacroix e Van Gogh.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s