Evolução do pastel

O pastel é uma invenção francesa. Ao menos é o que podemos inferir de um testemunho de Leonardo da Vinci, que diz ter aprendido com Jean Perréal, em 1499, da corte de Luiz XII,”um modo de colorir a seco.” É digno de marca que o mais antigo desenho feito a pastel deve ter sido executado por volta de 1465: é um estudo admirável de Jean Fouquet, para o retrato de Jouvenel des Ursins, tratado a meia tinta, com contornos de pedra negra, usando vermelho e ocre para a carnação.

No séc. XVI, a gama de cores começa a se tornar mais enriquecida e depois dos ocres e vermelhos, os azuis e rosas começam a aparecer. No XVII, Gautier de Nismes nos dá algumas indicações precisas sobre o procedimento: “depois de ter terminado o desenho a traços de crayons coloridos, a obra terá um aspecto extremamente grosseiro. É por disso que nós aplicaremos através de um esfuminho feito de papel enrolado, uma leve pressão, friccionando-o docemente ao redor, através ou ao lado das linhas e desse modo tornamos o desenho muito agradável.” Essa prática fazia com que o pastel perdesse características mais gráficas, aproximando-o dos aspectos da pintura. Na França mesmo, a partir do XVIII, essas características gráfico pictóricas subsistem paralelamente ou podem mesmo ser somadas no trabalho de grandes desenhistas como  Boucher, Fantin La Tour  Fragonard, Delacroix, Degas, Toulouse-Lautrec, Vuillard e Bonnard. (colocar uma imagem, um pastel deles),

Nos outros países da Europa o pastel nunca foi usado tão constantemente como na França. Mesmo Leonardo da Vinci tendo citado seu uso, encontraremos pouquíssimas obras suas com essa técnica: o retrato de Isabelle d’Este e os estudos que ele nos deixou para a Santa Ceia.

Na escolar alemã, Cranach irá usar o pastel e Hans Holbein vai utilizá-lo sob a influência de Jean Clouet, com quem se encontra na França em 1524.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s